Click here to edit title

sociedade Beneficente Muçulmana de Londrina e norte do Paraná

POR, SHEIK AHMAD S. MAHAIRI,

   O MEMBRO DO SUPREMO CONSELHO DOS ASSUNTOS

ISLAMICOS E  SUPERVISOR ENVIADO DA L.I. MUNDIAL NO BRASIL.                                                                              *  *  *  *

       O mundo islâmico recebe o mês  de Ramadan, a sua vontade é  a provisão da intenção sincera a Deus de jejuar durante o dia em, respeito ao versículo: ( Por conseguinte,quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar)  . O profeta S. disse: ( Apessoa que jejuar durante o mês    Rmadan, com fé e esperança de alcançar o beneplácita de Deus, ser-lhe-ao  perdoadas as faltas passadas). O culto do jejum é distinto de outros atos de adoração, porque não pode ser um,não importa quão hipócrita que o individuo seja, não consegue enganar, porque o jejum é entre ele e Deus. ,  Deus diz no Hadis Qudsi : ( Todos os atos do filho de Adão são  dele, exceto o jejum; ele é Meu, Eu recompenso por ele, a pessoa deixa os seus desejos e sua comida por Mim) . O jejum durante o mês de Ramadan possui muitos benefícios, incluindo:

      1 – É um ciclo saudavel para o corpo, porque o estomago é a casa das doenças e a dieta é o principal remédio.

      2 – É o ciclo para o tratamento da alma.  O doente psicologicamente deve rever o médico para longas sessões de exame para descobrir as preocupações e percepções do paciente, os sentimentos e até mesmo ospensamentos e em seguida, o paciente ouve as recomendações do médico que tenta ajudá-lo, corrigindo suas percepções e comportamentos.Portanto,o jejum durante de Ramadan é um tratamento psicológico que prescinde sessões. Como exemplo disso, as pessoas que o amor ao e o acúmulo do dinheiro ao ser dito a alguns deles:(Fazei  caridade   da   quilo  com que    Allah vos agraciou)  para os famintos, alguns reclamam e dizem: ( Havemos nós de alimentar alguem a quem, se Allah quisesse, poderia faze-lo ? )Essa negação é a doença psicologica inerente a sua entidade e aparece em seu comportamento e na língua da forma avarenta,cruel e egoísta , cuja fonte é e percepção erraa da vida humana como um todo. Para que o muçulmano não sofra desse doença e torna-se vitima dessa fantasias, deve jejuar   para mudar sua psique e se acostumar com a caridade, a generosidade ,a doação e fornecer o desjejum aos jejuadores ,o pagamento do Zakat, principalmente quando o jejuador não finaliza o mês antes de pagar o Zakatul-Fitr do desjejum como condição de seu jejum ser aceitável pelo Deus. O jejuador é quem escolhe  a quem dar o Zakat Alfitr , sendo dos necessitados dentre seus irmãos , parentes, membros de sua família.    

Há outra lição do jejum durante o mês de Ramadan que diz respeito psicologia. Que o individou rico, que cresceu em uma família rica não sabe o significado da palavra FOME, porque não passou privações e não provou sua amargura, como esta pessoa rica percebe os sentimentos de pessoas que passam fome para resolver seus problemas, quer sejam órfãos  ou  ou privados ? O muçulmano porém , através de seu jejum durante um mês anualmente, irá reconhecer o significado da fome , e irá sofrer sua crueldade participando com os sentimentos dos pobres, e isso vai mudar a sua psique e se tornar mais próximo dos necessitados. O profeta Mohamad era  mais generoso das pessoas, principalmente durante Ramadan.

      3 -  Também o jejum constitui em curso de formação MORAL, porque o jejuador deve controlar sua emoções, seu temperamento e sua língua em resposta ao comando de Deus . Exaltado seja, na proibição de contenda e controvésia, de insulto aos outros, de calúnias e fofocas em todos os momentos e, especialmente , no momento do jejum por causa do Hadis Khudsi, Deus disse : ( Se uma pessoa não se abstém de mentir e de praticar atividades indecentes, Deus não deseja que se abstenha de comer e de beber) . E o profeta Mohamad S. disse : ( Quando , qualquer um de vós estiver jejuando, deverá abster–se de entabular conversa fiada, e evitar troca de palavras agressivas e barulhentas, se alguma pessoa abusar desse um ou iniciar com ele uma discussão, ele deverá dizer que está quardando o jejum ).

4 – O jejum é uma viagem calmante para o muçulmano que se esforça muito no mês de Ramadan, recitando o Alcorao Sagrado e pensando em seus significados e, assim, a sua alma sossega do medo  , do pânico e as preocupações matiriais . Para sossegar-se e  aliviar-se ele recita o versículo : ( Em verdade, quanto áqueles que dizem Nosso Senhor é Allah , e se firmam, os anjos decerao sobre eles, os quais lhes dirão: Não temais, nem vos entristeçais,outrossim, regozijai-vos com o Paraiso que vos está prometido..) 41/30. Sabe-se que a maioria daqueles que são assolados pelas preocupações e pelas dividas dentre os comerciantes desta era dizem : ( devemos ter um descanso e esquecer as preocupações da loja, e viajarmos) Com isso, fogem das preocupações e buscam o prazer. O muçulmano , porém, não precisa viajar para elogiar o prazer. O jejum para ele é uma viagem de prazer, de acordo com uma tradição do Imam Tabari  corrente   :( os viajantes são os jejuadores). Por isso, o profeta S. costumava fazer retiro nos últimos dez dias de Ramadan, portanto, o jejum é uma viagem espiritual a Deus .

         O jejum unifica os sentimentos dos muçulmanos e os une na obediência a Allah, nas mesas do desjejum, nas orações noturnas Taraweih ,assim    corroboram as palvras do profeta Mohamad  S: ( O crente é , para os outros crentes, como um edifício onde as suas diferentes partes se reforçam reciprocamente). Não há ódio no Islam,  .  Quem se desviar de seu amor pelos irmãos por não precisar deles materiamente, ou exagerar com o seu ódio por um deles alheio a  sua generosidade e seu passado e tentado , por seu ódio , que mante-lo distante de sua memória...Se assim for,   e como vai tirar o seu mérito da história, e Deus disse: ( não vos esqueçais do favor entre vós) 2/237. Entre muçulmanos,  não exciste esse tipo de ódio, porque,o muculmano deve ser sempre  humilde e amado,  Deus disse para o profeta Mohamad : ( Baixa tua asa aos que te seguirem , entre os crentes) 26/215, e Deus dissse para nós : ( E não voltes, com desdém, teu rosto aos homens, e não andes,com jactância , pela terra.Por certo, Allah não ama a nenhum presunçoso , vanglorioso  ) 31/18.